Search
Close this search box.

Golpe do Grupo de Tarefas: Como Recuperar o Dinheiro

Após receber muitos pedidos no YouTube, decidi documentar todo o processo que segui e que me ajudou a obter os estornos de todos os PIX feitos para os golpistas. Esse mesmo procedimento também possibilitou que diversas outras pessoas recuperassem o dinheiro total ou parcialmente.

O golpe do grupo de tarefas no Telegram ocorre de maneira semelhante. Uma suposta recrutadora entra em contato via WhatsApp, oferecendo uma “oportunidade de renda”.

Geralmente, pensamos que é um golpe e descartamos, dizendo que não estamos interessados. No entanto, eles são convincentes. Logo de início, nos oferecem a oportunidade de ganhar pequenas quantias realizando avaliações no Google Maps, curtindo vídeos no TikTok ou Instagram.

Mas, continuando, depois da abordagem, eles pedem para que entremos em contato com uma “secretária” no Telegram. Essa secretária realiza o primeiro pagamento e logo em seguida pede para que entremos em um grupo no Telegram, onde estão sendo liberadas as tarefas.

Vários comprovantes de valores altos estão sendo compartilhados no grupo, tudo para conquistar a sua confiança e gerar credibilidade.

Depois de realizar algumas tarefas e realmente ter alguns ganhos, eles pedem para que você entre em contato com um “professor”, aí começam as tarefas em que você precisa enviar uma certa quantia via Pix para eles, segundo eles é para fortificar uma determinada criptomoeda, porém trata-se de uma plataforma falsa, você faz os primeiros pagamentos, recebe o pagamento prometido, porém à partir daí eles vão escalar os valores até você não conseguir pagar.

Resumindo, vão te convencer a pegar dinheiro emprestado, você emprestar dinheiro, muitas vezes vai fazer empréstimo, pegar dinheiro com alguém para tentar recuperar o dinheiro supostamente retido nessa plataforma de criptomoedas, porém eles vão aumentar ainda mais o valor e você não vai conseguir mais recuperar nenhum valor.

Como recuperar o dinheiro do golpe das tarefas?

Antes de tudo, tire print de todas as conversas no WhatsApp e no Telegram, salve no seu computador, porque eles vão apagar!

Feito isso, você deve registrar o B.O (Boletim de Ocorrência), na delegacia do seu estado, em alguns estados é possível fazer online, outros presencialmente, então verifique ai no seu estado.

Para tentar te ajudar vou deixar o modelo do boletim de ocorrência neste link, modifique ele com as suas informações.

MED Mecanismo Especial de Devolução

Existem duas formas de conseguir reaver os valores que foram enviados aos golpistas, a primeira forma é através do MED Mecanismo Especial de Devolução, neste caso você deve entrar em contato com o seu banco e solicitar o MED, alguns bancos exigem que você já tenha feito o boletim de ocorrência.

Vale lembrar que a maioria dos bancos pedem 7 dias corridos para tentar realizar o procedimento.

Para ajudar também criei o modelo de como você pode relatar ao seu banco, para baixar, acesse esse link.

Após abrir o MED no seu banco, entre em contato com a ouvidoria do banco usado pelos golpistas, informe todo o ocorrido, envie o boletim de ocorrência peça o bloqueio cautelar e peça também o número do protocolo de atendimento (você vai precisar dele mais a frente).

Reclamação no Banco Central do Brasil

Sendo sincero, dos diversos casos que vi tanto no grupo do WhatsApp que criei na época e nos comentários no YouTube, o MED muitas vezes não funciona, pelo fato dos golpistas já ter transferido ou sacado esses valores.

No meu caso, ocorreu algo parecido com isso, na verdade o banco retornou, dizendo não ter sido possível recuperar os valores, então vamos para a forma que funcionou para mim.

No meu caso o MED foi negado e também o banco usado pelos golpistas, tentou se isentar da culpa, após me enrolar por dias para responder, então eu fiz o seguinte:

1 – Peguei o número do protocolo do atendimento com a negativa do banco que recebeu.

2 – Abri uma reclamação no site do Banco Central do Brasil, neste link está aqui o modelo.

3 – Nesta reclamação, relatei o ocorrido e que o banco estava se isentando, enviei alguns prints comprovando o ocorrido.

No dia seguinte o setor de compliance do banco usado pelos golpistas entrou em contato comigo via e-mail, solicitando todas as informações do golpe, enviei os prints (de forma organizada), pediram os 10 dias para analisar.

Aguardei os 10 dias e para minha surpresa, enviaram um e-mail, dizendo que fariam a devolução de todo o valor:

No dia seguinte a este e-mail, acordei com essas notificações que me geraram um grande alívio:

Não existe dinheiro fácil!

Essa foi uma dura lição. Em meus mais de 15 anos trabalhando na internet, nunca tinha caído em um golpe. Sempre alertei diversas pessoas sobre golpes, principalmente dentro do marketing, que é a área em que trabalho e pretendo trazer conteúdos educativos para vocês.

Espero que você, que está lendo este artigo, consiga recuperar seu dinheiro e, assim como eu, aprenda essa dura lição. Se eu te ajudei, deixe um comentário abaixo e compartilhe nas suas mídias sociais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

11 respostas

    1. Poliane, primeiro aguarde a resposta do MED, aproveite e faça a reclamação no banco que recebeu o PIX, peça que façam o bloqueio cautelar e avise que você está aguardando o MED.

  1. Eu cai nesse golpe no dia 08/11/201/23.
    Perdi R$ 2.907,00 na qual era o dinheiro da minhas despesas de casa (agua, luz, internet, aluguel…). Estou sem chão e sem saber o que fazer.
    Assim que percebi que eu havia caído em um golpe liguei ao meu banco caixa econômica federal, relatei o ocorrido, entao eles me pediram um prazo de 11 dias corridos.
    Liguei tambem no banco na qual foi recebi os pix ( Pague seguro) informei o ocorrido, passei nomes do beneficiário e me informaram que iriam bloquear essas contas.
    Fui até a delegacia de minha cidade e fiz o boletim de ocorrência.
    Agora nao sei o que fazer, nao sei como irei pagar minhas contas. Tenho que aguardar, fora isso, fica o sentimento de ser uma pessoa imatura de como ter caído em algo assim, uma angústia, e a vontade de choras é imensa.
    Mas Deus sabe o que faz, e tenho fé que vou conseguir recuperar .

    1. Larissa, é complicado! Infelizmente muita gente ainda está caindo neste tipo de golpe. Espero que assim como eu e outras pessoas que também acabamos nos deixando ser vítimas, possam recuperar o prejuízo.

  2. Olá Diego. Cai no golpe no dia 04/11, registrei boletim de ocorrência no mesmo dia e apenas algumas horas após o ocorrido, liguei para um dos bancos imediatamente também e o outro eu só consegui dois dias depois. Hoje o Nubank entrou em contato comigo dizendo que não era possível fazer a devolução do dinheiro pois não havia mais saldo na conta do recebedor. Porém, eu não abri reclamação no banco que recebeu o pix. Acha que ainda dá tempo de fazer isso ? Se passaram 1 semana já e depois disso acha que ainda dá pra reclamar no banco central?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PRECISA DE ASSESSORIA?

Caso queira, poderá contratar a minha assessoria, para te auxiliar nas tratativas do seu caso.