Search
Close this search box.

Golpe do Pix: Como Recuperar o Dinheiro

Nos últimos anos, golpes envolvendo transações financeiras via Pix se tornaram cada vez mais comuns, resultando em perdas para várias pessoas.

Quando se torna vítima de um golpe do Pix, é fundamental agir rapidamente para aumentar as chances de recuperar o dinheiro perdido. Este artigo apresenta estratégias e medidas práticas para ajudar vítimas a recuperarem o dinheiro.

Vou explicar de forma simples e objetiva os passos que você precisa fazer para tentar reaver o dinheiro:

1 – Boletim de ocorrência

O primeiro passo é registrar o boletim de ocorrência, narrando os fatos de forma objetiva, citando nomes, datas e valores envolvidos.

O boletim de ocorrência, pode ser feito online na maioria dos estados, basta procurar a delegacia virtual do seu estado.

2 – Solicite o MED no seu banco

Depois de registrar o boletim de ocorrência, entre em contato com o seu banco para contestar o pagamento através do (MED) Mecanismo Especial de Devolução. Na maioria dos casos, será necessário enviar o boletim de ocorrência.

3 – Formalize a reclamação no banco que recebeu o PIX

Verifique no comprovante do PIX o nome da instituição financeira, para onde esse pagamento foi enviado, pesquise o site da instituição e entre em contato através dos canais de atendimento.

Envie o boletim de ocorrência, informe que você solicitou o MED no seu banco e precisa que seja feito o bloqueio cautelar na conta de destino.

Recomendo procurar no site e verificar política de privacidade da empresa o contato do setor de compliance, é esse setor que trata esse tipo de demanda.

Solicite neste contato o número do protocolo de atendimento, você vai precisar dele, para seguir ao próximo passo.

4 – Reclamação no Banco Central do Brasil

Caso a sua solicitação do MED tenha sido negada e o banco não tenha resolvido, então você deve abrir uma reclamação no Banco Central do Brasil, explique todo o ocorrido, deixe claro a fragilidade do sistema financeiro da empresa que recebeu o PIX, onde os golpistas estão usando a instituição para receber dinheiro de fraude.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PRECISA DE ASSESSORIA?

Caso queira, poderá contratar a minha assessoria, para te auxiliar nas tratativas do seu caso.